Apesar de parecer uma música patriótica, nacionalista, na verdade, é uma música de protesto contra a política intervencionista norte americana, que invade países e assassina povos ao redor do mundo e, na maior cara de pau, não dá assistência aos seus veteranos de guerra. Essa é a história da maioria dos americanos que são explorados todos os dias pelos burgueses, para piorar ainda mais, é a história de muitos americanos que caem na burrada de se alistarem no exército mais assassino da história da humanidade.
Nascido em uma cidade de homem sem vida
O primeiro chute que levei foi quando eu caí no chão
Você acaba como um cachorro que apanha demais
Até você desperdiçar metade da sua vida fazendo bicos
O norte americano comum não tem vida, vive para o trabalho, sacrifica a vida pela empresa do burguês, na maioria subempregos. Para caracterizar, mais ainda, a vida humilhante desses pobres norte americanos, este, quando caiu no chão, figurativo, teve uma desilusão financeira ou amorosa ou desemprego, ninguém apareceu para ajudar, pelo contrário, levou um chute, humilharam-no ainda mais. Apanha como um cachorro, fazendo um bico aqui, outro ali e nada de um emprego descente.
Nasci numa tumultuada cidade pequena
Então eles colocam um rifle em minhas mãos
Enviam-me para um país estrangeiro
Ir e matar o homem amarelo
Ele nasceu em uma cidadezinha como tantas outras cidades capitalistas, onde o pobre trabalha, dia após dia, sem nenhuma perspectiva de um futuro melhor. Então, ele comete a burrada de se alistar no exército mais assassino da história e nem sequer soube o que foi realmente fazer lá, nem o porque de matar o povo daquele país.
De volta ao lar, fui para a refinaria
O empregador disse: filho já era para mim
Fui ver o homem da Associação de Veteranos
Ele disse: filho, você não entende
Eu tinha um irmão em Khe Sahn
Lutando contra os vietnamitas
Eles ainda estão lá, ele morreu
Khe Sahn era uma base de combate no Vietnã onde houve a mais importante batalha desta guerra. Os Estados Unidos lançaram 100.000 toneladas de bombas sobre a região, com força de destruição equivalente a cinco bombas atômicas de Hiroshima e, mesmo assim, foram derrotados e tiveram que fugir, deixando para trás vários soldados americanos [ 1 2 3 ].
Ele tinha uma mulher que amava em Saigon
Eu agora tenho uma foto dele nos braços dela
Embaixo da sombra na penitenciária
Libertado pelo incêndio de gás na refinaria
Eu estou há dez anos queimando na estrada
Nenhum lugar para correr, não tenho para onde ir
Preso, solto, sem perspectivas, sem futuro, sem ter para onde ir. Veteranos abandonados pelo governo que não tem programas sociais de reinserção deles na sociedade.
Nasci nos Estados Unidos
Eu sou pai há muito tempo nos Estados Unidos
Eu sou um pai muito legal nos Estados Unidos
Ironia da vida, ele, apesar de tudo, como todo pobre, vai levando a vida do jeito que dá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário