terça-feira, 5 de novembro de 2013

a-ha - The Sun Always Shine on TV (O Sol Sempre Brilha na TV)


Aparentemente uma música despretensiosa para os leigos ou um drama amoroso para os alienados. Porém, é uma música crítica à TV burguesa capitalista que aliena o povo.

O sol sempre brilha na TV significa que a TV procura, através do entretenimento (brilho do sol), uma forma de alienar o povo de forma a não apresentar as desgraças de uma humanidade dividida entre ricos e pobres, explorador e explorado.

No clipe da música é possível ver quatro fatos importantes: 1º o cantor que interpreta o par romântico se desmaterializa demonstrando se tratar de um programa de TV, por exemplo, o pai da menina chegou no quarto dela e desligou a TV: "Vai dormir!!! Já está na hora."; 2º os manequins (em alusão ao seu uso para qualquer fim que o dono queira) representam as pessoas alienadas pelos programas idiotas e psicodélicos da TV; 3º as grades na frente do cantor que representam o aprisionamento, no caso, mental causado pela TV e 4º que lugar melhor para gravar este vídeo do que dentro de uma igreja. TV e igreja são os dois mais importantes mecanismos burgueses de alienação e controle do povão.

Um fato curioso é que, como o público deles é formado principalmente por patricinhas burguesas, eles são obrigados a fazer uma música de protesto de forma subliminar e com apelo romântico, provavelmente frustrante para eles, pois, vai entrar por um ouvido e sair pelo outro da maioria ignorante, idiota e retardadas pela própria mídia que os alimentam.

Toque me,
Como isto pode ser
Acredite em mim
O sol sempre brilha na TV
Me aperte
Pertinho do seu coração.
Toque me
E dê todo seu amor para mim
Para mim

Toque a TV, mude de canais, assista a TV, acredite em tudo que a TV diz, nunca questione, de todo o seu amor (de corpo e alma) para a TV, seja um escravo da TV como um amor eterno e doentio.

Eu procurei dentro de mim mesmo
e não encontrei nada lá
para acalmar a pressão
da minha mente sempre aflita
Todas as minhas forças se foram
Eu temo os olhares solitários e enlouquecidos
Que o espelho está me enviando estes dias

Porém, um vazio surge diante de tanta futilidade, porcaria e lixo que o entretenimento da TV burguesa traz. Pois a TV não preenche a essência do ser humano de viver em sociedade: ajudar uns aos outros e lutar por justiça social. A solidão está enlouquecendo o telespectador, tirando suas forças e o espelho, que tem o significado de autocrítica,  começa a fazer cobranças por uma ação efetiva em prol da comunidade.

Por favor, não me peça para defender
As vergonhosas baixadas
do caminho em que estou sendo levado
Melancolicamente pelo tempo.
(Toque me)
Eu procurei dentro de mim mesmo hoje,
(Dê todo seu amor)
Pensando que devia haver alguma maneira
Para manter meus problemas distantes

O caminho da melancolia, da futilidade, da idiotice e da ignorância dos programas de TV. Ele procurou dentro si mesmo alguma maneira de continuar se alienando (manter distância) sem buscar lutar pelos problemas da humanidade.

Me aperte
Pertinho do seu coração.
Toque me
E dê todo seu amor para mim, para mim...

Se prenda à TV, seja um escravo da TV e de todo o seu tempo (amor) para a TV.


Leia a matéria "Propaganda Capitalista" e entenda os mecanismos de alienação da mídia, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário