sábado, 9 de novembro de 2013

Nirvana - Smells like Teen Spirit (Cheira como um Espirito Adolescente)


A música fala da luta perdida dos jovens que querem um mundo melhor. Da vontade de mudar o mundo, da falta de estratégia, planejamento e armas para tal e da decepção consigo mesmo pela incapacidade de se conseguir alcançar esse ideal. O vídeo da música é carregado de mensagens subliminares: aparece um burguês no começo e durante o vídeo incomodado com a música, ou seja, com os Black Bloc por exemplo; a platéia representa a juventude entediada pelos mecanismos alienantes e, no decorrer da música, começam a se revoltar contra o sistema e partem para a luta; o homem da limpeza representa o povo humilde que larga o que está fazendo e, também, vai pra luta.

Black Bloc em Seattle (EUA) no confronto do Dia do Trabalhador (01/05/12).
Veja vídeo do confronto logo abaixo.

Carregue suas armas, traga seus amigos
É divertido perder e fingir
Ela está entediada e autoconfiante
Ah, não, eu sei um palavrão

União pela revolução. Perder e fingir significa aceitar a incapacidade de mudar o mundo, divertido é ironizando isto, como dizer: "gosto que me façam de otário". Ela, figurativo, a população (representada no vídeo pelo público), está entediada pelos mecanismos de alienação midiáticos (representado, no vídeo, pela cesta de basquete, generalizando os eventos esportivos e as “Cheerleaders”, meninas que animam o público) e autoconfiante de que o modelo atual é o único caminho a ser seguido, comodismo: “deixa do jeito que tá”. Essa incapacidade do cantor em mudar o mundo, diante do poder dos burgueses, o revolta na quarta linha.

Olá, olá, olá, está deprimido?
Olá, olá, olá, está deprimido?
Olá, olá, olá, está deprimido?
Olá, olá, olá

Deprimido pelo sonho impossível.

Com as luzes apagadas é menos perigoso
Estamos aqui agora, nos divirta
Eu me sinto estúpido e contagioso
Estamos aqui agora, nos divirta
Um mulato, um albino
Um mosquito, minha libido, yeah, hey, yay

Na escuridão das ruas (pode ser as máscaras e os capuzes que dificultam a identificação) os adolescentes vão tentar fazer algo, é hora da "diversão". Porém, a razão o confunde, sentindo-se um estúpido de fazer parte desta ação perdida e a emoção o contagia a agir (representado, no vídeo, pelo homem da limpeza (povão) e pelo público que, antes indiferentes, se contagiam com a canção, ou seja, começam a entender as injustiças do mundo e partem para a luta). Entre eles há todo tipo de pessoas (brancos e negros unidos pelo mesmo ideal), a libido no ápice, é agora... (note que uma das cheerleaders está usando uma camiseta com o símbolo da anarquia, uma luz direciona a atenção para o símbolo).

Sou o pior no que faço de melhor.

Sou o pior no que faço de melhor
E por este dom eu me sinto abençoado
Nosso pequeno grupo sempre foi
E sempre será até o fim

O burgues considera os Black Bloc o pior grupo nos protestos, por outro lado, os Black Bloc se vêem como a única forma de conseguir a mudança tão desejada pela sociedade. 

Black Bloc

E eu esqueço, só por isso que eu provo
Ah, sim, eu acho que isso me faz sorrir
Eu achei difícil, é difícil de encontrar
Ah, bem, tanto faz, não importa

Ele se esquece das derrotas e tenta novamente lutar, pois, nada na vida mais faz sentido, a não ser lutar, mesmo sabendo que vão sempre serem derrotados pelos burgueses. Difícil de encontrar uma razão para viver, tanto faz, não importa.

"Meus herois morreram de overdose, meus inimigos estão no poder."
Não é fácil para algumas pessoas aceitarem que a justiça social será sempre um sonho.

Uma negação, uma negação, uma negação
Uma negação, uma negação, uma negação
Uma negação, uma negação, uma negação

Se você for querer “bater de frente” com o sistema, a vida será uma eterna negação. No final do vídeo, a educação, representada pelo professor, que aparentava estar engajado na luta, está, de fato, amarrado “ao sistema” com o chapéu de ignorante "Dunce Hat" representando ser parte da lavagem cerebral burguesa, que não mostra a realidade dos fatos: explorador e explorado. Ou você “dança a música” dos donos do poder (representado, no final do vídeo, pelo homem da limpeza voltando a sua vida ordinária) ou você pega uma arma e se mata. Suicídio de Curt Cobain [ 1 ].

Black Bloc no Dia do Trabalho em Seattle 2.012.

Veja a reportagem com mais vídeos dos confrontos em Seattle clicando aqui. Leia a reportagem sobre os movimentos "Black Bloc" e "Occupy " clicando aqui. E conheça o direito do povo à revolução clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário