terça-feira, 5 de novembro de 2013

John Lennon - Imagine (Imagine)


O sonho de John Lennon é o sonho de todos que amam uns aos outros como irmãos, como um só.

Imagine que o paraíso não existe
É fácil se você tentar
Nem inferno abaixo de nós
Acima de nós, apenas o céu
Imagine todas as pessoas vivendo para o hoje

Essa passagem é, claramente, uma visão de que deus não existe. Uma visão de um ateu. "...vivendo para o hoje" significa não precisar se preocupar com o futuro, se vai estar empregado, passando dificuldade financeira, se terá casa própria, plano de saúde, previdência, ou seja, coisas que no capitalismo são uma incógnita, no comunismo são garantias individuais dadas pelo estado.

Imagine que não haja países
Não é difícil de imaginar
Nenhum motivo para matar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz

A globalização é um anseio burgues de dominar o mundo (os pobres e os meios de produção) através de suas multinacionais apátridas dominando e ditando as leis ao redor do planeta. Muito antes disso, Karl Marx já dizia: "Trabalhadores de todo o mundo, Uni-vos.", antevendo a globalização e pedia que os trabalhadores se unissem antes que isso acontecesse. Na letra, John Lennon fala "não haja países", para isso, alguém deve ficar com o controle dos meios de produção do planeta, ou os burgueses ou os trabalhadores. Fala, também, "nenhuma religião", aqui é outra deixa da sua visão comunista, pois o comunismo prega o ateismo, a religião é um mecanismo de doutrinação e controle burguês sobre as massas. A paz só é possível se não existir rico nem pobre, se existir igualdade, solidariedade e fraternidade, enquanto existir ganância, ambição e egoismo não haverá paz.

Imagine que não há posses
Eu me admiro se você puder
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade do homem
Imagine todas as pessoas compartilhando o mundo

As partes "não há posses", "ganância" e "compartilhando" expõem o lado comunista da letra. Compartilhar é dividir, já o capitalismo é multiplicar o lucro.

Você pode me chamar de sonhador
Mas eu não sou o único
Eu espero que um dia você se una a nós
E o mundo será um só

Chamando todos para o inevitável, a revolução comunista. O capitalismo luta para evitar que isso aconteça. "E o mundo será um só" sem rico nem pobre.


Leia a matéria "Aux Armes, Citoyens. - As Armas, Cidadãos" e entenda o direito do povo à revolução, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário